Português

TURISMO – EVENTOS & FEIRAS BRASIL

8º SALÃO DO TURISMO0

As novidades do 8º Salão do Turismo, que aconteceu de 8 a 11 de agosto, no Rio Centro

RIO DE JANEIRO - SETEMBRO 2023 - 50ª ABAV EXPO 2023

As novidades da 50a. edição da ABAV EXPO, considerado como o maior evento do Turismo da América Latina, que aconteceu de 27 a 29 de setembro, no Riocentro

Esta edição do evento contou com apresentações culturais, gastronômicas, artesanato, treinamentos, palestras e painéis sobre diversas temáticas, , show do Diogo Nogueira em parceria com a Setur RJ no fechamento do primeiro dia, palestra oferecida pelo Sesc RJ do cofundador da Apple, Steve Wozniak na cerimônia de abertura, e mais de duas mil marcas expositoras.

O público estimado para esta edição do evento foi de 36 mil visitantes nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro.

Após 11 anos, a ABAV EXPO retornou ao Rio de Janeiro com abertura no Dia Mundial do Turismo, e celebrou o mercado com projetos que vão do fomento do setor ao ESG.

ABAV Travel Tech e Espaço das Operadoras
Dentro do Pavilhão 4, existeia a Ilha de Tecnologia nomeada como ABAV Travel Tech, direcionada a empresas que tem como propósito inovação no Turismo.

Marcas Expositoras e Vivências do Rio
foram mais de 2.000 marcas expositoras presentes nos mais de 37.000 m² do evento, de variados segmentos, de companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, atrações, cruzeiros, hospedagens até instituições financeiras e locadoras.

Sobre capacitações, palestras e painéis
A área de capacitações, palestras e painéis passou a ter o nome de ABAVTalks e foi um espaço único, criado com a intenção de possibilitar a troca de experiências lideradas por especialistas de diversas áreas.

Estados
Rio Grande do Norte na ABAV 2023
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do projeto Governo Cidadão via Banco Mundial, participou da edição de 50 anos da ABAV Expo.

O Mercadão se apresentou como co-expositor no estande da Prefeitura de São Paulo, em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo.

Armadoras
Estavam presente a Costa Cruzeiros e a MSC Cruzeiros.

Transportes
A JetSmart no aéreo e, no terrestre, a Hertz Dollar Thrifty, a Localiza, Mobility Turismo e a Sixt.

Hotéis
A Atlantica Hospitality International, o Castelo Saint Andrews, Blue Tree Hotels, Le Canton, Oasis Hotéis e Resorts, Rede Windsor Hotéis, Sandos Hotels e Resorts, entram como hospedagem.

Agências de viagem
Estavam Brasileiros em Mendoza, Jeri Paraíso Tropical, Rio Love Story, Transfers Lema e Vicaroni Viagens e Turismo. Abreu, Bancorbrás, Bedsonline, BestBuy Travel, C2Rio Tours & Travel, Capo Viagens, CVC Corp, Diversa Turismo, Domundo Operadora, E-HTL Viagens, Europlus Operadora, Expedia TAAP, Grupo BRT, Grupo Via Capi, Icairizinho Off Road Tour, Interep, 100 Limites Expedições (Jalapão 100 Limites), Lusanova Tours, New Age Tour Operadora, Nice Via Apia, Noronha Brasil Operadora, Operadora Deserto do Jalapão, Orinter Tour & Travel, Planeta Tur, Personal Brasil Tour Operator, Schultz Operadora, TBO Holidays, TuristaFC (JPM Viagens) e ViagensPromo completam a lista de operadores confirmados.
O grupo Via Capi, com quase 30 anos de experiência em atendimento e serviços no turismo receptivo, proporcionou uma imersão em destinos, cultura e gastronomia.

Segmento de seguros
Estavam no evento a Affinity Seguro Viagem, Assist Card, Coris Brasil, GTA, Intermac Seguros e a Universal Assistance.

Aeroportos
Com um stand localizado no Pavilhão 04, que contou com 100 m², a concessionária trouxe como tema central da sua exposição “O Hub que o Rio Merece”, mostrando como o aeroporto internacional funciona como um verdadeiro motor da economia fluminense, além contar novidades que estão por vir no mix comercial, na área de experiência de passageiros e na malha aérea.

Transfers/Circulares
A ABAV Expo disponibilizou transfers e circulares gratuitos que trouxeram pessoas ao Riocentro, de diversas regiões do Rio de Janeiro. Para utilização desses serviços os interessados devem estar inscritos no evento e apresentarem a sua credencial no embarque.
Os interessados que pretendiam utilizar o transfer na ROTA 1/AEROPORTO SANTOS DUMONT/ZONA SUL/RIOCENTRO nos horários de 10h50 e 12h50, no WINDSOR LEME, ficaram sem o serviço e sem nenhuma informação a respeito!

SERVIÇO:
50ª ABAV Expo
LOCAL – Riocentro – Avenida Salvador Allende 6.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
HORÁRIO: das 13h até 20h

AGOSTO 2024 - 8º SALÃO DO TURISMO

As novidades do 8º Salão do Turismo, que aconteceu de 8 a 11 de agosto, no Rio Centro

Promovido pelo Ministério do Turismo, o Salão reuniu, em um só espaço, atrativos e produtos turísticos de todo o país.

Segundo os organizadores, durante o Salão do Turismo estiveram presentes representantes das principais entidades do trade, como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira Agência Viagem (ABAV), Braztoa, além de secretários de turismo estaduais e municipais.

Confira agora algumas das atrações que a região Norte mostrou no evento
ACRE – Uma das principais experiências que o estado levou ao Salão foi o Rio Croa. Localizado em Cruzeiro do Sul, o lugar tem paisagens naturais de muita beleza e riqueza de fauna e flora. O rio de águas escuras, com características de lago, chama atenção pela exuberância. No período de verão amazônico, as correntezas diminuem e o leito do rio chega a ser totalmente coberto pela vegetação aquática, se tornando um grande manto verde, onde é possível ouvir os sons da Amazônia, respirar o mais puro ar e sentir a energia que só a natureza é capaz de proporcionar. No Salão do Turismo, a proposta é fazer o visitante se sentir em um barco navegando pelo Rio Croa, com elementos como canoa, remos, vitórias-régias e sons de aves, formando uma experiência inesquecível.
AMAZONAS – O Amazonas teve como uma de suas experiências a Rota do Mel. O percurso engloba comunidades ribeirinhas do município de Boa Vista do Ramos, no interior do estado, também conhecido como “O Destino mais doce da Amazônia”.
AMAPÁ – Uma das experiências marcantes do estado foi o Marabaixo. Trata-se de uma manifestação cultural de origem africana típica de povos afrodescendentes do Amapá, que inclui dança de roda, canto e percussão ligados às festas do catolicismo popular em louvor aos santos padroeiros da comunidade.
PARÁ – O Pará agraciou os visitantes do Salão com uma de suas experiências mais famosas e enriquecedoras do estado: a Ilha do Combu. A partir de um passeio chamado “Passaporte Combu”, o visitante poderá conferir um pouco do percurso, repleto de igarapés e com áreas de banho, conhecendo a cultura ribeirinha e a gastronomia local.
RONDÔNIA – O estado levou ao Salão o etnoturismo do povo Paiter Suruí, da região de Rios de Rondon, no município de Cacoal. O visitante vai ter a chance de conhecer artesanatos típicos, trajes indígenas e adereços em geral, além de uma apresentação de dança e de pintura corporal.
RORAIMA – O estado apresentou a Rota das Cachoeiras, localizada na rota turística conhecida como “A Savana Amazônica”, nos municípios de Boa Vista, Cantá, Mucajaí e Iracema. As águas que nascem no Monte Roraima e banham todo o território de Roraima oferecem ao visitante uma experiência inesquecível junto à natureza. A Rota das Cachoeiras envolve o visitante em trilhas ecológicas desafiadoras e vibrantes, que permitem o contato com plantas, aves e formações geológicas incríveis. No Salão, haverá a exposição de artesanato regional e de equipamentos de trekking e rapel utilizados no local, além de vídeos da experiência.
TOCANTINS – Entre as atrações levadas pelo estado ao Salão, destaque para a “Mãos de Barro”, que convida o visitante a ter contato com a vivência histórica da produção de cerâmica no Tocantins. A experiência tem como objetivos e resultados um melhor entendimento da vida, a auto-expressão, o despertar artístico e a valorização do saber fazer artesanal, fortalecendo a cultura regional.

Confira a programação cultural dos quatro dias do 8º Salão do Turismo
QUINTA (08) – Dentre as atrações regionais do dia estavam o Grupo Afro Ijexá (PI); Grupo Tambores do Tocantins e Mestre Márcio Bello (TO); Grupo 10 Cordas (GO); Quebradeiras do Coco Babaçu e Povoada (AL), e muito mais. O Grupo Afro Ijexá, por exemplo, apresenta músicas dedicadas aos povos de matriz africana, explorando a rica diversidade de ritmos, melodias e tradições que ecoam através de séculos. O dia também contou com os cortejos de Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE) e Centro de Tradições Nordestinas Chegança – Espetáculo Chegança (MA).
SEXTA (09) – No segundo dia de evento, o grupo Akirasiavu Puya Txurã Ãdeterã (AC) trará música indígena aos participantes do Salão. Haverá, ainda, um animado bloco de carnaval, com o grupo Bloco da Esquina (MG) e muita percussão com o Folia de Rua Potiguar (RN). O Centro de Tradições Nordestinas Chegança (MA) apresentou o espetáculo “Chegança”, mostrando as riquezas do Maranhão e o Alma Gaudéria (RS) vem com o show “O Sul te Espera” e muita música e dança farroupilha. O cortejo ficou por conta dos grupos Tambores do Tocantis e Mestre Márcio Bello (TO), Associação Folclórica Zeca e Bibi Costa (AP) e Quadrilha Junina Século XX – “Se essa Rua Fosse Minha” (SE), dentre outros.
SÁBADO (10) – A cia de Dança do Pantanal – Guadakan (MS) levou música indígena no terceiro dia de evento; a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE) mostra música popular cearense; A Cia Tradições – Tradições de uma Bahia (BA), vem mostrar dança afro, samba de roda e Maculelê e a Orquestra Paranaense de Viola Capitinha (PR) apresenta música tradicional do estado. O cortejo do dia fica por conta da Quadrilha Junina Zé Monteirão (RR); da Folia de Rua Potiguar (RN) e da Cia das Artes – Clandestinos apresentando “Rondônia Pôr do Sol” (RO), dentre outros.
DOMINGO (11) – Fechando os festejos, o último dia de evento apresentou o Bloco Eduardo e Mônica (DF); o Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba (PB); o Grupo Folclórico Boi Mascote (PA), o Dança Charme & Cia, com Samba, Charme e Hip Hop (RJ), dentre outros. O cortejo de despedido fica por conta da Cia Tradições (BA) e da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE).
EXPERIÊNCIA MUSICAL– As atrações musicais fazem parte das experiências do Salão do Turismo 2024: Conheça o Brasil.

Sesc, Senac, CNC e Fecomércio-RJ compartilharam experiências e conhecimento com o público no auditório do evento
Na sexta-feira (09/08).
Às 14h50, o painel Desenvolvimento de Produtos Turísticos Inovadores apresentou o Painel de Inteligência Turística do Vai Turismo, com participação do diretor da Confederação, responsável pelo Cetur/CNC, Alexandre Sampaio, e do consultor do programa Vai Turismo, Cássio Garkalns.
Às 15h40, acontece o painel Turismo e Sustentabilidade: Boas Práticas Socioambientais do Sesc e Senac, a ser conduzido pela gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália; pelo coordenador do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo do Sesc-RN, Marcelo Milito; e pelo diretor do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade do RJ (Ifes), Vinícius Crespo.
Às 17h, o consultor do presidente da Fecomércio-RJ, Otávio Leite, foi o moderador do painel: “No final das contas, é sempre sobre as pessoas: a valorização profissional, sua atuação e as novas perspectivas (visões disruptivas da formação e qualificação profissional em turismo – visão brasileira versus visão internacional)”, que será apresentado por Luiz Gonzaga Godoi Trigo (USP e ABBTur).

O Sesc levou para o evento manifestações artísticas de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, como: folguedos, coco de roda, rasqueado cuiabano, maculelê, samba de roda, ciranda, xaxado, boi de máscara, danças farroupilhas, entre outras.
Do Rio de Janeiro, por exemplo, virão os grupos Flor Mirim do Oriente (08/08-15h30), Baque da Mata (10/08-14h), Tambores de Aço (10/08-18h30) e G.R.E.S. Unidos do Viradouro (11/08-18h40).

O Senac levou ao evento uma cozinha-show, onde o público poderá assistir a preparações culinárias ao vivo.
Pratos típicos que representam a riqueza e diversidade da gastronomia brasileira serão preparados por chefs do Senac, de todas as Unidades da Federação, proporcionando uma amostra do que os alunos do Senac têm à disposição nos cursos de gastronomia.
Entre as delícias, estarão: Pirarucu de casaca (AM), Pato no tucupi (AC), Bolinho de feijoada (RJ), Maria Isabel com farofa de banana (MT), Cocada dos marechais (AL) e Galinhada caipira ao pequi (DF).

O 8º Salão do Turismo é realizado pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do governo federal, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Área de Alimentação
Parada obrigatória na pizza do food-truck DI BLASI e no Hamburgue Burguês

Serviço:
Salão Nacional do Turismo
Data: 8 a 11 de agosto
Horário: Quinta-feira a sábado, 12h às 20h; domingo, 10h às 17h
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555, Barra Olímpica, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita mediante inscrição prévia

REGIÃO NORTE NO 8º SALÃO DO TURISMO

BARCELLOS/AM NO 8º SALÃO DO TURISMO

NORDESTE NO 8º SALÃO DO TURISMO

DEZEMBRO 2024

TURISMO NO BRASIL

TURISMO DE NEGÓCIOS

UBRAFE e Embratur firmam acordo para expandir turismo de negócios no Brasil

O protocolo de intenções foi assinado por Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.
_Estamos dando um passo muito importante em prol do turismo de negócios no Brasil, um segmento tão forte, mas tão mal explorado.
Nossa proposta é atrair mais expositores e visitantes internacionais para que também possam adquirir itens produzidos no Brasil.
Os eventos com foco em negócios são responsáveis por impulsionar a economia do nosso país e, por isso, é muito bom ter a Embratur apoiando e trocando informações com o nosso setor – comenta Ventura.

A parceria entre a UBRAFE, que contém, em sua rede de associados, as maiores feiras e organizadores de eventos do Brasil, e a Embratur, acontece em momento estratégico.
Uma das ações prevê o patrocínio dos eventos da UFI Global (União de Feiras Internacionais), que ocorrerá pela primeira vez nos EUA, em Las Vegas, em novembro de 2023, sendo a Embratur o primeiro patrocinador brasileiro da Associação Global da Indústria de Exposições.
Essas ações se estenderão ao ano de 2024 nos próximos eventos internacionais, como na UFI Global Alemanha e UFI Latino América, no México.
_O turismo é a melhor economia a ser investida no século XXI, e o turismo de negócios e eventos possui uma grande parcela nisso, por conta da sua consistência econômica.
No Brasil, o segmento tem uma potência gigantesca que pode ser explorada para atrair mais estrangeiros para fazer negócios e para participar de eventos no nosso país.
Vamos trabalhar juntos para concretizar isso – disse Freixo.

Sobre a UBRAFE
A UBRAFE é a entidade que representa o setor de promoção comercial nacional e internacionalmente junto a todos os segmentos da economia brasileira.
Apresenta ao mercado e ao governo a importância e os números do setor.
Em seu quadro de associados estão as maiores empresas promotoras de feiras de negócios do Brasil e outras empresas que constituem sua cadeia de valor, como alguns fornecedores especializados e as venues/recintos nos quais estes eventos acontecem.
Anualmente, as feiras de negócios com a marca UBRAFE reúnem cerca de 32 mil expositores nacionais e 6 mil expositores estrangeiros, mais de 100 mil marcas expositoras, que atraem um universo com expectativa anual de mais de 10 milhões de visitantes somente na cidade de São Paulo.
Abrangendo os mais variados setores da economia, as feiras de negócios representam 90% da ocupação nas principais venues/recintos do país e são responsáveis pela comercialização de pelo menos 5% do PIB.