SUSTENTABILIDADE
14 de outubro de 2024, Dia Internacional do Lixo Eletrônico – as iniciativas para reduzir o impacto ao meio ambiente
Embalagens sustentáveis emergem como uma alternativa a ser considerada
F20 CLIMATE SOLUTIONS FORUM acontece nos dias 4 e 5 de junho, no Prodigy Santos Dumont, Rio de Janeiro
NA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS
Embalagens sustentáveis emergem como uma alternativa a ser considerada
A ameaça aos ecossistemas inclui também o lixo gerado, uma vez que materiais não recicláveis polui cidades e oceanos.
_As embalagens sustentáveis não são mais apenas uma escolha ética ou uma estratégia de negócios. Elas oferecem uma oportunidade para as empresas gerarem um impacto positivo ao meio ambiente em escala, pois novas práticas sustentáveis adotadas podem ser disseminadas junto aos seus colaboradores, fornecedores e clientes.
Isso pode gerar uma lealdade mais forte dos clientes, aumentar a reputação da marca e até mesmo abrir portas para novos mercados e parcerias – diz a empresária Márcia Satiko, CEO da Sekai Brasil.
A Sekai Brasil acaba de trazer para o Brasil uma proposta de embalagem eco-friendly, o The Good Cup™, um copo que dispensa o uso de tampas plásticas, é reciclável, biodegradável e compostável. O The Good Cup™, é um projeto inovador de grande visibilidade premiado internacionalmente e também em seu lançamento nacional, a marca ficou entre as três melhores na categoria de sustentabilidade do prêmio Stand APAS Show By POPAI 2024.
Muitos materiais sustentáveis, como papel reciclado ou plástico biodegradável, estão se tornando mais acessíveis à medida que a demanda por eles aumenta. Além disso, a adoção de práticas de embalagem eficientes pode reduzir desperdícios, custos de transporte e armazenamento, resultando em economias operacionais significativas.
Embalagens sustentáveis não são apenas uma resposta necessária ao meio ambiente, mas estão passando a ser uma responsabilidade ambiental, social e governamental de todas as empresas.
LIXO ELETRÔNICO
14 de outubro de 2024, Dia Internacional do Lixo Eletrônico – as iniciativas para reduzir o impacto ao meio ambiente
A Samsung destaca as ações que vão ao encontro da data, desde o aprimoramento da circularidade de recursos em todo o ciclo de vida de seus produtos, até a reciclagem e o descarte ambientalmente adequado.
Este ano, por exemplo, a meta da empresa é recolher, no mínimo, 14.183 toneladas de resíduos eletrônicos na América Latina.
O volume previsto representa aumento de 25,7% em relação a 2023, quando a Samsung conseguiu recolher 11.280 toneladas.
Além disso, a empresa ampliou seus programas de coleta de 10 para 13 países latinos. Assim, além de Brasil, México, Costa Rica, Panamá, Equador, Guatemala, Colômbia, Chile, Argentina e Peru, países como Paraguai, Bolívia e República Dominicana também passaram a contar com sistema de coleta e destinação adequada de lixo eletrônico.